Departamento de Engenharia Química e de Petróleo

Programação do X SIENQUI

O Simpósio de Engenharia Química (SIENQUI) da Universidade Federal Fluminense (UFF) é um evento de caráter acadêmico com o objetivo de divulgar conhecimentos desenvolvidos pelos discentes da Engenharia Química da UFF em tópicos essenciais para a comunidade civil. Com temática transdisciplinar, o evento almeja disseminar conteúdo e produções técnico-científicas, por meio de palestras e apresentações de segunda a sexta-feira, em todos os turnos (manhã, tarde e noite), visando contemplar o maior número de interessados.

A organização do evento fica a cargo de diversos docentes do Departamento de Engenharia Química e de Petróleo (TEQ) da UFF, de seu secretário, Bernardo Marins, da Técnica em Assuntos Educacionais da Coordenação de Engenharia Química (TGQ), Shirlei Oliveira, e de discentes de Engenharia Química. A Comissão organizadora é responsável por administrar e desenvolver as atividades do evento. Dentre estas encontram-se apresentações de trabalhos realizados em algumas disciplinas do curso de graduação em Engenharia Química, como Projeto Final de Curso (TEQ00155), Introdução à Engenharia Química (TEQ00133),  Engenharia Bioquímica (TEQ00134), Transferência de Calor (TEQ00097), Laboratório de Engenharia Química (TEQ00132), Materiais de Construção na Indústria Química (TEQ00129) e Estágio Supervisionado (TEQ00154), além da oferta de minicursos, palestra de abertura e ambientes focados no desenvolvimento profissional e acadêmico de todos os participantes.

O SIENQUI é um projeto de extensão, classificado como “Evento” e tendo como área temática principal “Tecnologia e Produção”. Dessa forma, o evento é aprovado pela Pró-Reitoria de Extensão da UFF (PROEX-UFF), o que ratifica o caráter extensionista do Simpósio e garante aos apresentadores, organizadores e palestrantes carga horária de extensão. Como evento de extensão, o SIENQUI apresenta como público-alvo a comunidade externa à UFF e, a fim de perpetuar esse viés, conta com o apoio fundamental de alunos, professores e demais profissionais da UFF na sua divulgação.