Histórico

O curso de Engenharia Química da UFF foi criado pela Resolução 18/70 de 17 de abril de 1970.
No segundo semestre de 1971, com 25 alunos inscritos, teve início a primeira turma. Destes 25 alunos apenas 5 foram os que, em julho de 1975, colaram grau como a primeira turma de engenheiros químicos da Universidade Federal Fluminense.

O curso começou a funcionar tendo como base o Instituto de Química que, juntamente com os Institutos de Matemática e Física forneciam e ainda fornecem a maioria das disciplinas que compõem o ciclo básico do currículo da Engenharia Química.

Em 26 de Outubro de 1972, em decisão conjunta dos diretores do Centro de Estudos Gerais e do Centro Tecnológico, o professor Jorge João Abraão foi designado para responder pela Coordenação dos Cursos de Química (Licenciatura) e Engenharia Química, até o momento que fossem designados pelo Magnífico Reitor os respectivos coordenadores destes cursos.

O primeiro coordenador do Curso de Engenharia Química da UFF, professor Diogo Domingues, só foi designado em novembro de 1974, juntamente com a designação do professor Jorge João Abraão como primeiro chefe de Departamento de Engenharia Química.
O curso de Engenharia Química já caminhava para seu sexto período quando foi então criado pelo Conselho de Ensino e Pesquisa (Resolução nº 06/74), no âmbito do Centro Tecnológico, o Departamento de Engenharia Química-TEQ, tendo como função congregar as disciplinas específicas do curso.

Em Março de 1974, começaram a ser oferecidas as três primeiras disciplinas do TEQ com os professores contratados para formar o quadro do departamento.

Em 21 de Maio de 1974, sob a presidência do professor Jorge João Abraão, ainda respondendo pela coordenação do curso, foi realizada a primeira reunião do TEQ, com a presença dos docentes José Luiz Fontes Monteiro, André Roberto Leon e Mário Alberto Beer, sendo secretariada pela funcionária Maria de Fátima Teles Ferreira

A partir desta data, as histórias do Curso de Engenharia Química e do Departamento de Engenharia Química passam a ser uma só, tendo em vista que no TEQ estão concentrados os professores e as disciplinas de formação específica do curso. Desta forma, cabe destacar a completa integração entre o TEQ e as atividades da coordenação do curso.

O curso de Engenharia Química foi reconhecido em 30 de Setembro de 1976, através do Decreto nº 78.519.

Em Outubro de 2003 surgiram primeiras ideias para a criação de um Curso de Engenharia de Petróleo na UFF quando a direção do então Centro Tecnológico designou uma comissão de professores para elaborar a proposta
do curso. A partir de Dezembro de 2003, os diversos departamentos envolvidos da Escola de Engenharia e a
PROAC – Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos deram apoio à iniciativa.

Em 23 de Fevereiro de 2005, por intermédio da Resolução 50/2005, o Conselho Universitário aprovou a criação do
Curso de Engenharia de Petróleo, cujo funcionamento iniciou-se em Março de 2006, com a oferta de 30 vagas.
Esta primeira turma concluiu o curso em dezembro de 2010.

O reconhecimento do Curso de Engenharia de Petróleo pelo Ministério da Educação ocorreu em 11 de Janeiro de
2011, pela Portaria MEC/CNE 84, e seu cadastramento no CREA foi aprovado pela Decisão Plenária PL/RJ 3967/2011 em 05 de Setembro de 2011.

O Departamento contribuí intensamente para manter a excelência do curso e contratou ao longo dos anos seguintes a criação deste diversos professores associados a essa área específica.

Em meio a esse processo, o Departamento passou a se chamar “Departamento de Engenharia Química e de Petróleo”, mantendo, entretanto, sua sigla original, TEQ.

Desde de sua criação, há uma preocupação constante do Departamento de com a relevância na formação e desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro e do país, que se reflete em adaptações curriculares periódicas, busca por infraestrutura e do investimento em formação pessoal dos docentes, para ajustar os cursos de Engenharia Química e Engenharia de Petróleo à realidade demandas brasileiras.

Skip to content