Sobre

Nos primeiros anos, o atualmente chamado Departamento de Engenharia Química e de Petróleo, TEQ, distinguia-se dos demais departamentos da Escola de Engenharia, pois todos os docentes, com exceção do chefe de departamento, eram professores de tempo parcial.

Os primeiros professores recrutados para o TEQ eram jovens profissionais, com cursos de especialização e/ou mestrado, que exerciam suas atividades em empresas privadas e públicas. Cabe destacar que algumas conquistas marcaram o departamento na última década, em especial com a renovação de grande parte de seu corpo docente. Atualmente o TEQ conta com 27 professores, sendo 22 com dedicação exclusiva. Deste total, 24 são doutores.

Com a contínua qualificação de seu corpo docente e crescimento do número de doutores, houve uma necessidade natural de expansão. Neste contexto, a ampliação e criação de laboratórios, o aumento do número de projetos de pesquisa e as parcerias com empresas, universidades e centros de pesquisa do Brasil e do exterior imprimem um caráter de excelência aos trabalhos desenvolvidos, que se refletem nas constantes publicações em revistas nacionais e internacionais e nos prêmios recebidos.

Adicionalmente, os alunos dos cursos de Engenharia Química e Engenharia de Petróleo têm papel de destaque em todas as transformações e realizações. Além de participarem das pesquisas desenvolvidas pelos professores, têm a oportunidade de desenvolverem suas habilidades na Empresa Júnior de Engenharia de Petróleo e Química – P&Q Engenharia Júnior, no Capítulo Estudantil (SPE) e nos grupos ProPET de Engenharia de Petróleo e Engenharia Química.

Skip to content